DICAS DE ILUMINAÇÃO
Pequenos detalhes de iluminação fazem a diferença na decoração de qualquer ambiente.Se no ambiente existirem quadros, eles sem dúvida devem merecer uma atenção especial na sua iluminação, pois um feixe luminoso correto cria uma relação privilegiada entre o espectador e o quadro.
A manipulação da iluminação, para valorização da obra de arte hoje é fundamental para destacar os volumes da tela e a infinita variedade de tons das cores que a compõe.
Ambiente super iluminado
Iluminação intimista com foco
Uma das formas mais comuns desta iluminação são os spots que você pode direcionar para destacar a obra, como eles são móveis, você pode posicionar e direcionar uma das luzes do trilho, especificamente, sobre o quadro que deseja iluminar.Esta luz deve ser quente para reproduzir as cores com perfeição.
Existem diversos modelos no mercado, consulte as lojas especializadas em iluminação.
Vamos mostrar a seguir diversos exemplos de quadros com iluminação e sem para que você possa avaliar a importância da mesma.
Dicas para pendurar QUADROS
Quase tudo é permitido na hora de pendurar os quadros nas paredes, misturar estilos, molduras, cores e variar tamanhos , sendo que a sua colocação pode valorizar a decoração da casa ou acarretar um completo desastre visual. “Telas mal organizadas ou em excesso acabam com o equilíbrio de qualquer ambiente” segundo a artista C.Santiago.As principais regras a serem seguidas para evitar erros e garantir o equilíbrio em sua decoração são :
Observe o pé direito (altura do teto) e a dos móveis antes de escolher o local para colocar o quadro. Não precisa centralizá-lo, o importante é observar o equilíbrio da composição.
O quadro não está no centro da distância entre a cabeceira e o teto e sim 20cm acima da lateral da cama, e nesta altura ele dá uma perfeita sensação de harmonia, calor e vida ao ambiente.
Planejar a composição é como montar um quebra cabeças. O ideal é colocar primeiro todos os elementos que vão para a parede no chão e testar as possibilidades até chegar a combinação que você considera ideal para a sua decoração.
No caso acima, meça a distância entre os quadros no chão , levando em conta como os mesmos serão fixos e só depois com estas medidas comece a furar a parede.
Use parafusos com bucha ou pregos de aço, não faça furos muito largos para que o quadro tenha firmeza na fixação.
Preste atenção aos quadros com moldura, pois diferentemente dos painéis eles necessitam de arame preso aos pitões o que dará uma diferença de altura quando preso à parede, devendo-se aparafusar os pitões na altura de um terço de cima para baixo do quadro e ajustando o arame de acordo com a altura desejada. Atente para que o mesmo não sofra inclinação demasiada para frente.
Outras regras muito importante são
Ao se pendurar os quadros, eles devem ficar mais ou menos na altura do olhar. Ou seja: levando-se em conta um observador de 1,70 m de altura, o centro do quadro deve ficar a mais ou menos 1,60 m do chão;Se o quadro vai ficar em cima de um sofá, ele deve ficar pelo menos 20cm acima da altura em que uma pessoa de 1,80m encostaria a cabeça caso sentasse neste sofá e de preferência centrado com o mesmo e não com a parede onde ele é colocado;
Se o quadro for para cima da cabeceira de uma cama de casal, caso a cama não tenha espaldar o quadro deve estar a no mínimo 60 cm do colchão, e caso tenha a 20 cm do espaldar da mesma;
No caso de um ambiente que tenha um elemento marcante, como por exemplo uma mesa de jantar, o quadro deve ser centralizado pelo elemento e não pela parede.
A altura esta perfeita e o quadro esta centrado com o elemento cama e não com a parede.
O quadro esta centrado com o sofá e com altura suficiente para que a pessoa ao sentar não bata com a cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário